MÁ ALIMENTAÇÃO | AS DIFICULDADES DA PERDA DE DENTES

Envelhecimento Ativo e Saudável
Data de publicação: 27/11/2016
MÁ ALIMENTAÇÃO | AS DIFICULDADES DA PERDA DE DENTES

A ausência dos dentes pode acarretar em dificuldades na mastigação e, consequentemente, má digestão.

Nos dias atuais, há uma maior atenção entre aqueles que já passaram dos 60 anos em cuidar da saúde bucal, que pode ter sido negligenciada até pouco tempo atrás. Além da cárie dental, as doenças na gengiva e a necessidade de próteses são alguns dos problemas bucais mais comuns em idosos.

A ausência dos dentes pode acarretar em dificuldades na mastigação e, consequentemente, má digestão. A mastigação de idosos com prótese dentária, provavelmente não será a mesma de indivíduos com dentes naturais preservados. Um estudo realizado em Minas Gerais, mostrou que aproximadamente 79% dos idosos apresentaram ingestão reduzida de proteínas, vitaminas e minerais  e que os principais fatores que contribuíram para esse déficit na ingestão foram o edentulismo (ausência dos dentes) e o sedentarismo.

Pensando em evitar a má nutrição de idosos e a carência de proteínas, vitaminas e minerais, a Danone Nutrição Especializada desenvolveu o produto Nutridrink Max, que é um suplemento nutricionalmente completo, com ótima quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. Caso não esteja conseguindo se alimentar muito bem, converse com seu médico sobre a necessidade de utilizar um suplemento para complementar sua alimentação.

FONTE: Revista Baiana de Saúde Pública / Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. - v.32, n.2, maio/ago., 2008

Consulte seu médico e/ou nutricionista.